Certamente você já deve ter ouvido falar da Taxa Selic. Afinal, esse é um termo que aparece com muita frequência em jornais, programas de TV, posts na internet e outras fontes. Mas, você sabe o que é Taxa Selic, como funciona ou como ela afeta sua vida financeira?
No Brasil, essa taxa representa uma porcentagem aplicada para cálculo de juros básicos relacionados à economia brasileira. Além disso, ela funciona como um instrumento de política monetária, sendo capaz de fazer o controle da inflação, através da supervisão do Banco Central.
Para compreender melhor do que se trata e como funciona a Taxa Selic, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Continue lendo e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Selic.
Taxa Selic: o que é?
A Taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, popularmente conhecida como Taxa Selic corresponde a uma taxa básica de juros da economia. Ela é administrada pelo Banco Central e basicamente é ela é quem influencia todas as taxas de juros presentes no Brasil. Inclusive, a taxa aplicada aos cartões de créditos e juros de empréstimos.
Quem faz a definição da taxa Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom). E é a partir disso que se forma uma estabilidade de preços em nosso país. Ou seja, é ela que mantém o controle sobre a inflação.
Esse comitê se reúne a cada 45 dias para definir se a taxa sobe, baixa ou se mantém. Como ela faz parte da política monetária do nosso país, ela é uma taxa que baseia a rentabilidade dos investimentos. Então, qualquer movimento da Selic impacta no retorno financeiro e no mercado, de forma geral.
Como funciona a taxa Selic?
A Selic é responsável por fazer o registro de todas as operações que estão relacionadas a títulos públicos, emitidos através do Tesouro Nacional. Esses títulos acabam sendo adquiridos por instituições financeiras. E parte do valor obtido nessas aquisições são direcionados para uma conta do Banco Central.
Essa ação acontece para que haja equilíbrio no caixa, possibilitando aos bancos fechar o dia sem problemas, não havendo excesso e nem sobra de dinheiro circulando. Esse é um compromisso, para manter a economia no país estável e, assim, evitar comprometimento da inflação.
Pensando em seguir essa determinação, as instituições financeiras realizam empréstimos com duração de 1 dia entre elas. Mas nessa transação se aplica uma taxa de juros, com base nessa taxa é feito um cálculo médio ponderal e ajustado, divulgado todos os dias.
Essa taxa calculada todos os dias e divulgada é chamada de Selic Overnight, quando se refere ao cálculo de todo o ano é chamada de taxa Selic anual. Além disso, devemos separar a taxa Selic em:
- Selic Over: é o número real feito no mercado da Selic;
- Selic Meta: é o parâmetro usado pelos bancos para gerar a taxa de juros dos empréstimos realizados todos os dias entre eles.
Lei que limita a taxa de juros
A lei que limita as taxas de juros é a de número 104 criada em 2022 veda, onde qualquer tipo de contrato ou serviço financeiro, não podem ter taxa de juros maior que o dobro da taxa Selic. Então, fica um limite máximo de 12% ao ano.
Por que ela é tão importante?
Porque ela é:
- Ferramenta que faz controle da inflação;
- Base para todas as taxas de juros do Brasil;
- Base para qualquer tipo de rendimentos de investimentos.
Agora que você já sabe como se calcula essa taxa, fique preocupado, sempre que ela subir!