Planejamento financeiro pessoal – Saiba como fazer seguindo estas 4 dicas valiosas

Must read

Ter um planejamento financeiro pessoal e saber lidar com os gastos são cuidados essenciais para quem deseja prosperar na vida.

Apesar disso, manter as finanças em ordem ainda é um desafio para muitos brasileiros. Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL, mostra que 59% dos brasileiros sente dificuldade em administrar seus recursos financeiros.

Com isso, muitos acabam se endividando, bem como deixando em segundo plano seus projetos de vida. Se isso também acontece com você, então chegou o momento de dar um basta nesse ciclo.

Acompanhe conosco esse artigo e entenda mais sobre a importância de contar com um planejamento financeiro pessoal. Além disso, veja também algumas dicas sobre como planejar suas finanças de maneira eficiente. Confira!

Qual a importância de fazer um planejamento financeiro pessoal

Com um planejamento financeiro pessoal, você consegue colocar seus objetivos e metas de vida em prática com mais facilidade. Mas, este não é o único fator que faz dessa prática algo essencial na vida de uma pessoa.

Saber administrar bem as finanças também lhe proporciona um maior controle sobre seus gastos. Assim, dificilmente você será surpreendido com dívidas que possam comprometer seu orçamento mensal.

Outros benefícios de ter um planejamento financeiro pessoal incluem:

  • Facilidade para poupar dinheiro e criar uma reserva financeira
  • Eleva a segurança sobre suas finanças
  • Ajuda a definir prioridades no orçamento mensal
  • Garante uma maior qualidade de vida
  • Possibilita a realização de investimentos para rentabilizar seu capital

Planejar suas finanças sem dúvida é uma prática que irá reduzir suas preocupações com dinheiro. Mais do que isso, esse planejamento servirá como guia para direcionar você rumo a um futuro financeiro mais próspero.

4 dicas de como montar um planejamento financeiro pessoal eficiente

Adotar um planejamento financeiro eficiente é essencial para manter um bom controle sobre o dinheiro. Mas, este é um processo que leva tempo e exige dedicação, organização e uma boa dose de educação financeira.

Sabendo disso, para ajudar você nessa missão, separamos abaixo 4 dicas sobre como montar um planejamento financeiro pessoal.

1.      Aprenda a organizar suas finanças pessoais

Para ser bem-sucedido em qualquer planejamento, é preciso haver organização. Com o planejamento financeiro pessoal não é diferente.

Por isso, coloque suas finanças em ordem, separando suas despesas fixas e variáveis, assim como seu orçamento mensal. Procure listar também todos os investimentos que possui ou então aqueles que deseja fazer no futuro.

Se precisar, organize todas essas informações em uma planilha para facilitar. O mais importante é dispor esses dados de uma forma que fique visível para você saber em quais aspecto precisa melhorar. E quais precisa ajustar para conseguir equilibrar as finanças e, então, alcançar sua liberdade financeira.

2. Equilibre seu padrão de vida e orçamento

Se, ao organizar suas finanças, você perceber que seus gastos superam seu orçamento mensal, então é hora de ligar o alerta.

Procure reavaliar seus hábitos diários e fazer uma análise crítica da sua situação financeira. Dependendo do caso, procure definir certos limites para suas despesas. O mais importante é buscar alinhar seu padrão de vida com o orçamento mensal que possui.

Nesse caso, alguns especialistas recomendam que para um planejamento financeiro eficiente é preciso adotar a regra dos 50-30-20. Ou seja, 50% da sua renda líquida deve se destinar as despesas essenciais para sua sobrevivência. Os 30% para seus gastos flexíveis e os 20% restantes para suas metas financeiras.

Assim, adotando este método, você estará no caminho certo para um melhor controle financeiro.

3. Quite suas dívidas

Outro quesito considerado indispensável para um bom planejamento financeiro pessoal diz respeito as dívidas.

Procure listar todas as dívidas pendentes que você possui no momento e trace a melhor estratégia para quita-las. Seja renegociando a juros menores, ou então aumentando as parcelas.

O ideal é eliminar qualquer dívida ativa, pois assim você deixa de pagar juros e multas atreladas a essas pendências. E, com isso, passa a ter dinheiro sobrando para começar a pensar em investimentos futuros.

4. Busque meios de poupar dinheiro

Poupar dinheiro para quem não consegue lidar com as finanças pessoais até parece uma missão impossível, não é mesmo?

Mas acredite, qualquer pessoa pode encontrar meios de economizar. E o planejamento financeiro pessoal é a melhor ferramenta para isso.

Isso porque, através dele, você passará a enxergar os vilões da sua economia. Ou seja, aqueles gastos desnecessários ou invisíveis que consomem seu dinheiro e você nem perceber. Ao elimina-los da sua vida, você verá um montante se formando. O que, por sua vez, lhe permitirá fazer aquela reserva de emergência tão necessária nos dias de hoje.

Procure seguir essas dicas e, então, comece a colocar seu planejamento financeiro pessoal em prática hoje mesmo!

- Advertisement -spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Latest article