Independência Financeira – Como conquistar a sua com estas 4 dicas

Must read

Quem nunca sonhou em viver com mais autonomia financeira? Ou então de poder se dedicar mais as coisas que te fazem feliz ao invés de estar sempre prezo ao trabalho? Sem dúvida alcançar a independência financeira e garantir um futuro mais estável e com qualidade é o desejo de muitos.

Contudo, chegar a esse patamar não é fácil. Ainda mais porque o índice de endividamento nas famílias só cresce. Atualmente quase 70% das famílias brasileiras estão endividadas e essa proporção só aumenta com o tempo.

Esse é um problema recorrente e que não afeta somente quem possui baixa renda. Até mesmo quem recebe um bom salário ao final do mês, muitas vezes não consegue obter sua independência financeira. O motivo?

Falta de planejamento financeiro! Para viver com mais liberdade e autonomia financeira é preciso muito mais do que ter uma boa renda. É preciso contar com uma boa educação financeira e agir com inteligência quando o assunto são as finanças.

Além disso, existem algumas dicas que também pode colocar em prática para melhorar sua relação com o dinheiro. E, assim, conquistar a tão sonhada independência financeira mais rápido. Continue lendo e descubra agora quais são elas!

1. Como alcançar sua independência financeira – Elabore um planejamento para suas finanças

Nada vai para frente sem um bom planejamento e com as finanças não é diferente. Se você deseja alcançar sua independência financeira, precisa montar um planejamento para isso.

Por isso, anote tudo que for relacionado as suas finanças. Desde sua fonte de renda, até os gastos fixos e variáveis, os pequenos gastos que faz no dia a dia, investimentos ativos. E quanto precisa economizar para viver com mais autonomia financeira.

2. Adicione mensalmente uma quantia na poupança

Negligenciar o hábito de poupar dinheiro sem dúvida é algo que vai lhe manter bem distância de conseguir a liberdade financeira que tanto almeja.

Por isso, ao invés de gastar todo o seu rendimento, procure poupar uma porcentagem para reservar na poupança. Pode ser 10% do valor total que ganha, mas se não conseguir guardar essa quantia no momento, não tem problema.

Economize o quanto puder, mas faça disso um hábito. Assim, quanto mais dinheiro conseguir reservar em sua poupança, mais perto estará de atingir seu objetivo, que é viver sem preocupações financeiras.

3. Estabeleça um teto de gastos e conquiste sua independência financeira

Outra dica muito importante quando se deseja obter mais independência financeira é definir limites em seu orçamento.

Você mais do que ninguém conhece e sabe em quais aspectos da sua vida costuma aplicar mais o seu dinheiro. Caso não tenha esse controle, então talvez seja o momento de melhorar sua educação financeira. Inclusive, fizemos um artigo exclusivamente sobre o assunto, aproveite para conferi-lo na íntegra nesse link.

Mas, se este não é o seu caso e você tem noção sobre as áreas que consomem mais seu orçamento, pare, pense. E comece a estabelecer um teto de gastos para cada uma dessas áreas. Defina um teto para a alimentação, para o lazer, vestuário, para saúde.

Enfim, liste todas as categorias para onde seu dinheiro se destina e estabeleça um limite máximo de gastos em cada um deles. Assim, você saberá onde deve reduzir ou cortar gastos, para equilibrar suas finanças, começar a poupar mais. E, então, ficar mais perto da sua independência financeira.

4. Vá em busca de uma renda extra

Você já possui um trabalho, mas sua renda não é o bastante para suprir suas necessidades? Então que tal ir em busca de uma segunda fonte de renda?

Hoje em dia, as oportunidades que existem para gerar renda extra são inúmeras. Tanto para quem busca abrir um negócio físico para chamar de seu. Ou mesmo para quem quer ganhar dinheiro online.

Sendo assim, procure algo que tenha afinidade de fazer e que se encaixe em seus horários livres. E comece a elevar seus ganhos para conseguir estabilizar suas finanças e viver com mais independência financeira.

E então, o que achou das dicas? Comece a coloca-las em prática e fique mais perto de conquistar a independência financeira tão desejada. No começou não será fácil, mas com dedicação, foco e resiliência, você consegue chegar lá!

- Advertisement -spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Latest article