Educação financeira – Saiba o que é e porque ela é importante para sua vida

Must read

Com a instabilidade economia em que vive o Brasil, falar sobre educação financeira se tornou uma prioridade. E se engana quem acha que o tema envolve apenas cortar gastos ou então aprender sobre como economizar dinheiro.

Na verdade, se educar financeiramente vai muito além disso. Significa saber organizar melhor as finanças, obter garantias para eventuais imprevistos e planejar um futuro financeiro com mais qualidade.

Se o descontrole financeiro é um problema que te impede de ter uma melhor qualidade de vida, continue lendo. E entenda mais sobre o que é, a importância e o que fazer para garantir uma educação financeira melhor.

Educação financeira – O que é?

Basicamente, a educação financeira corresponde a um processo de mudança que melhora a forma com uma pessoa se relaciona com o dinheiro. Para isso, a educação leva a um entendimento mais completo sobre como funciona os produtos e serviços financeiros.

Assim, uma pessoa com educação financeira consegue fazer escolhas mais conscientes e inteligentes em relação as suas finanças.

Qual a importância da educação financeira?

Muitos brasileiros sentem dificuldade em lidar com dinheiro. Há também aqueles que até desejam aumentar seus ganhos, mas sentem medo de investir. Parte disso só acontece devido à falta de educação financeira, que ainda é um problema recorrente no Brasil.

Um estudo feito pelo Banco Central em parceira com a Serasa e Ibope mostra exatamente isso. Segundo o estudo, cerca de 69% da população admite não conseguir poupar nada da renda nos últimos 12 meses.

Além disso, uma pesquisa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que avaliou os conhecimentos da população brasileira sobre educação financeira, mostrou que o Brasil ficou na posição 27° entre 30 países.

Esses dados só evidenciam o quanto é importante falar e aplicar a educação financeira no dia a dia. Afinal, os benefícios dessa prática são os mais diversos possíveis e incluem desde maior autonomia financeira.

Até investimentos mais conscientes, menos dívidas pendentes, assim como também a maior capacidade de fazer escolhas financeiras que lhe conduzam a uma melhor qualidade de vida.

Como fazer para se educar financeiramente?

A educação financeira não é um processo que se adquire da noite para o dia, pelo contrário. Trata-se de um trabalho contínuo de aprendizado, que se inicia pela organização e maior compreensão acerca dos seus gastos e orçamentos.

Procure anotar todos os seus gastos, desde despesas no cartão de crédito, até suas contas fixas Isso ajudará bastante no seu controle financeiro.

Além disso, existem outras medidas que pode adotar para começar a se educar financeiramente. São eles:

Defina metas financeiras

Não há nada melhor para manter a motivação em alta do que estabelecer metas e objetivos. Nas finanças não é diferente.

Procure estabelecer pequenas metas para cumprir a curto prazo. À medida que for conquistando uma a uma, isso lhe dará o incentivo que precisa para alçar voos maiores. E, com isso, passar a traçar metas financeiras de médio e longo prazo, até fazer disso um hábito.

Monte uma reserva financeira

Na vida, imprevistos sempre podem ocorrer e você precisa estar preparado para eles. Afinal, esse é um dos princípios básicos para uma boa educação financeira.

Sendo assim, procure separar parte dos seus ganhos para montar uma reserva financeira. Você pode começar poupando uma pequena quantia e ir aumentando gradualmente a cada mês. Para os especialistas no assunto, uma boa reserva financeira equivale a, no mínimo, 6 salários mínimos.

Caso não consiga chegar a esse valor, não tem problema. O ideal mesmo é sempre ter uma boa quantidade em dinheiro guardado para lhe resguardar em situações adversas. Seja em caso de doença, serviços de reparo em casa, acidentes no trabalho ou qualquer outro imprevisto.

Aprenda a investir

Você já ouviu falar que dinheiro parado significa dinheiro perdido? Quando você apenas poupa e não investe, está deixando escapar uma ótima oportunidade de rentabilizar seu capital.

Por isso, estude mais sobre investimentos e não tenha medo de busca aplicar seu dinheiro em fundos rentáveis.

Atualmente existem boas fontes de investimento em que você pode apostar. O Tesouro IPCA, bem como o CDB, os Fundos de Investimentos Imobiliários e até as Ações da Bolsa são ótimas opções. Mas, antes procure entender como funcionam e quais os riscos de cada opção.

A educação financeira está aí para ensinar as pessoas a construir um relacionamento mais saudável com suas finanças. Então coloque essas dicas em prática e comece a se educar financeiramente hoje mesmo!

- Advertisement -spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Latest article