Hoje em dia, alcançar a independência financeira é o maior objetivo de grande parte das pessoas. Mas, o que muitas vezes dificulta o alcance desse objetivo é a forma como a maioria das pessoas se relaciona com o dinheiro.
Esse é um prcesso onde é necessário ter metas, foco e objetivo para não se perder em relação ao seu dinheiro.
É muito fácil gastar mais do que pode e do que necessita. Para você iniciar é interessante que saiba o que não fazer para atingir a independência financeira.
Para te auxiliar, separamos aqui 5 erros comuns que podem levar a problemas financeiros e tornar a meta de alcançar a independência financeira ainda mais distante. Quer saber quais são elas?
Então continue lendo e saiba agora quais são eles!
1. Erros que te impedem de alcançar a independência financeira – Gastar o dinheiro sem controle
A autonomia sobre o dinheiro vem quando você tem consciência em relação ao que ele está sendo gasto. Por isso, o controle de gastos é tão importante quando se deseja atingir a independência financeira.
E para garantir esse controle não é tão difícil quanto parece. Tudo o que precisa fazer é registrar todas as suas despesas mensais. Para isso, você pode até mesmo usar a tecnologia a seu favor anotando seus gastos em aplicativos financeiros. Ou se preferir pode fazer o registro em planilhas, ou até mesmo em um caderno.
O meio onde fará o controle não importa. O mais importante é que todos os gastos fiquem descritos. A ideia disso é anotar todas as entradas e todas as saídas mensalmente.
Esse hábito vai te ajudar a entender quais despesas você direciona mais valores. E também você poderá visualizar quanto do seu dinheiro sobra após pagar todas as contas. Deste valor, parte você poderá gastar como preferir e a outra parte deve, preferencialmente, ser poupada. Seja para usar em imprevistos futuros ou então para investimentos.
2. Realizar compras sem planejamento
Fazer compras sem planejamento é um hábito que muitas pessoas possuem. Contudo, se o seu objetivo é alcançar a liberdade financeira, continuar agindo dessa maneira definitivamente não vai lhe ajudar a conseguir o que deseja. Ainda mais se você costuma fazer compras de alto valor.
Contar um planejamento te ajudará a entender de que maneira cada compra que você faz interfere no seu orçamento. Seja a curto, médio ou longo prazo.
Além disso, com o planejamento em mãos, você evita fazer compras por impulso. Afinal, você já terá definido quanto de valor do seu rendimento pode usar para gastos extras.
Portanto, se é independência financeira que você busca, procure planejar melhor antes de sair para as compras.
3. Aumenta os gastos, quando aumenta a renda é um erro que te impede de alcançar a independência financeira
Normalmente, as pessoas costumam elevar suas compras sempre quando percebem que estão ganhando mais. O que é um erro, principalmente para quem busca por independência financeira.
Entenda que o pensamento deve ser justamente ao inverso. Você precisa sempre contar com uma reserva de emergência, para que a cada mês sobre um pouco. E você nunca seja pego de surpresa.
Caso você ganhe uma gratificação, não a use sem objetivo. Aproveite para reforçar sua reserva de emergência. Assim, mesmo que surjam perrengues, você jamais vai ficar no vermelho.
4. Desconsiderar o impacto de gastos extras nas finanças
Outro erro que te afasta da independência financeira é não analisar um carro extra. Por exemplo, você quer muito um carro, tem o dinheiro para comprar, mas vai ficar meses bem apertado, sem sobrar um real.
Bom, aí que surge o problema, pois o carro tem outros gastos, como manutenção, IPVA, combustível e seguro. Se você não considerar esses gastos antes de comprar, certamente vai se endividar.
Sendo assim, antes de fazer uma compra análise todos os gastos que vão estar envolvidos. E no caso do carro, procurar por modelos em que a parcela não comprometa de forma total sua renda, a ponto de você não ter dinheiro para arrumar um pneu quando fura.
5. Não guardar um percentual de emergência
A reserva de emergência é o hábito mais saudável na vida financeira, pois com ela você consegue se preparar para imprevistos e não sofrer penalidades.
É sempre interessante estabelecer um percentual da sua renda para ser guardado a cada mês a fim de que ao longo do período tenha um valor bom reservado para eventualidades.
Não é necessário que guarde grandes quantias, você pode separar por exemplo um valor de 5% a cada mês.
Portanto, agora que já entende quais erros não deve cometer para ter independência financeira, procure adotar hábitos financeiros mais saudáveis. E evite não cometer as falhas acima em sua rotina. Assim, você estará um passo mais próximo de atingir a tão sonhada liberdade financeira que deseja!